Documentário maconha

10 documentários sobre maconha que vão abrir sua mente (assista online)

Nada melhor do que um filme/documentário sobre maconha, para deixar a mente cada vez mais aberta.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com os melhores documentários sobre maconha, todos 100% disponíveis para assistir online e traduzidos para o português (dublado ou legendado).

Quebrando o tabu

Encabençando a nossa lista, está esse ótimo documentário nacional.
Quebrando o Tabu é um filme brasileiro sobre a temática do combate às drogas, dirigido por Fernando Grostein Andrade com a participação em depoimentos de personalidades como Fernando Henrique Cardoso, Paulo Coelho e Dráuzio Varella. Também foram colhidos depoimentos de Bill Clinton e Jimmy Carter.

Na década de 70 os Estados Unidos fizeram o planeta declarar guerra às drogas, numa tentativa de obter um mundo livre de drogas. Mas os danos causados por elas nas pessoas e na sociedade só aumentaram. Com várias personalidades como Fernando Henrique Cardoso, o filme sai ao encontro de soluções, princípios e conclusões, mantendo o foco das discussões em torno da descriminalização das drogas. Bill Clinton, Jimmy Carter e ex-chefes de Estado, como da Colômbia, do México e da Suíça, mostram o motivo de suas opiniões. É capturado o relato de pessoas comuns, que tiveram suas vidas atingidas pela Guerra às Drogas, até experiências de Drauzio Varella, Paulo Coelho e Gael Garcia Bernal.

 

Grass

Documentário canadense que relata a política de combate à maconha nos Estados Unidos da América e sua imposição a outras áreas do mundo. Aborda os gastos orçamentários do Estado, os movimentos sociais envolvidos, as personalidades políticas que inseriram-se neste “combate”.

O documentário possui extenso material retirado de outros filmes, como uma apresentação do baterista Gene Krupa, o relato de John Lennon sobre o uso de entorpecentes, discursos de Ronald Reagan e Dwight D. Eisenhower e demais artistas, intelectuais e pensadores.

O documentário não realiza apologia ao uso do entorpecente, mas discute, em termos gerais, quanto um Estado pode interferir na liberdade de escolha e na liberdade de cada cidadão.

 

A História da maconha – Documentário do History Channel

Esse documentário aborda a história da maconha, sua proibição e sua legalização.

 

Cannabis – The Evil Weed(?)

Neste documentário, o especialista em dependência Dr John Marsden mostra um olhar mais profundo sobre a cannabis e seus efeitos no cérebro humano. Ele visita pessoas cujas vidas foram afetadas pela cannabis em ambos os sentidos positivos e negativos.

 

Weed – Dr Sanjay Gupta

O Dr. Sanjay Gupta lutava ferozmente contra a legalização da Maconha nos EUA. Era um dos principais porta-vozes da proibição por lá. Até ele resolver pesquisar um pouco mais sobre o assunto. Resultado, mudou de ideia (como qualquer pessoa com um minimo de bom senso e um pouco de leitura) e ainda pediu desculpas por ter defendido a proibição por tanto tempo. Fez este documentário com a CNN que foi transmitido em horário nobre nos EUA.
Vídeo traduzido pelo Growroom

 

Weed2 – A Loucura da Cannabis- Dr Sanjay Gupta

Após provocar um debate nacional(nos EUA) com o seu aclamado documentário Weed, o chefe correspondente médico da CNN, Dr. Sanjay Gupta, se aprofunda nos desafios da legalização da maconha medicinal.

Publicidade

Weed 2: A Loucura da Cannabis, Faz um levantamento das leis federais que consideram a maconha uma droga sem valor medicinal e cientistas sérios que dizem que essa informação está errada. Ótima abordagem sobre a proibição da maconha. Políticos VS pacientes.
PS: Ative a legenda no player do Youtube

 

The Union: The Business Behind Getting High

O filme explora o crescimento da venda e tráfico da maconha nos EUA. O documentário examina o mercado negro entrevistando produtores, policiais, criminologistas, psicólogos, economistas, médicos, políticos e ícones da cultura pop, revelando como o comércio está crescendo, apesar de ser uma atividade criminosa. A história da cannabis e as razões para sua atual proibição são discutidos, muitas vezes comparando-a com a proibição do álcool nos Estados Unidos na década de 1920, sugerindo que as guerras de gangues de drogas e outros aspectos negativos associados à cannabis, são resultados da proibição, e não da droga em si.

As gangues que cresceram através do tráfico de drogas são comparadas aos que apareceram em grandes cidades dos EUA durante a Lei Seca, com a intenção de lucrar com a venda de álcool ilegal. O filme tira muitas dúvidas a respeito da maconha, incluindo os supostos efeitos na saúde causados pelo seu consumo, e o que poderia acontecer se a maconha fosse totalmente legalizada. O filme também discute o valor medicinal da planta, e o que a indústria farmacêutica está perdendo com a legalização da maconha.

 

Cannabis Rising – The Key in the Lock

Documentário focado no óleo de cannabis(CBD), que trabalha em nosso sistema endocanabinóide como uma medicina verdadeiramente eficaz na luta contra o câncer, diabetes, parkinsons etc.

 

Cortina de fumaça

E pra fechar nossa lista vai outro ótimo documentário nacional.
O documentário “Cortina de Fumaça”, de Rodrigo Mac Niven, procura, através de entrevistas com diversas pessoas relacionadas ao tema “drogas”, mostrar as inúmeras falhas do sistema repressor vigente. Mac Niven ouve acadêmicos, delegados e, até mesmo, produtores de maconha, para comprovar sua tese de que a criminalização das drogas não é capaz de diminuir o problema, mas sim, agravá-lo.

Uma das primeiras constatações feitas no documentário é a de que nunca existiu, e jamais existirá, uma sociedade plenamente livre das drogas. Questiona-se, então, como algumas dessas substâncias, recorrentes em toda a história humana, tornaram-se criminalizadas e como foi feita a classificação entre o que seria permitido e o que seria proibido.

 

Run From The Cure – Rick Simpson

Documentário feito com vários depoimentos de pessoas que se trataram e se curaram de doenças graves, como o câncer de pele, através do óleo de maconha produzido artesanamente por Rick Simpson. Esse documentário é um registro muito importante da força das propriedades medicinais da maconha, vale muito a pena ser assistido, é emocionante ver a felicidade das pessoas.

 

Eai, curtiu essa lista de documentários? Deixe seu comentário abaixo, diga quais documentários você  já assistiu sobre o tema e compartilhe com a comunidade.

 

[chimpy_lite_form]

Comments

comments

The following two tabs change content below.

Lombra Staff

O blog LOMBRA é dedicado a elevar a discussão em torno da cultura canábica.

Lombra Staff

O blog LOMBRA é dedicado a elevar a discussão em torno da cultura canábica.

Um comentário em “10 documentários sobre maconha que vão abrir sua mente (assista online)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *