paises-maconha-legal-capa

33 países onde a maconha é legalizada ou tolerada

É importante frisar que cada país tem sua legislação em relação a maconha e essas leis estão em constante mudanças no dias atuais. Devido a isso, esse artigo pode sofrer alterações futuras.

Desde que Harry Jacob Anslinger resolveu que sua missão de vida era proibir a maconha a nível mundial, a proibição da erva foi virando uma forma de controle internacional por parte dos EUA, principalmente depois de 1961, quando uma convenção da ONU determinou que as drogas fazem mal para a saúde e o bem-estar da humanidade e, portanto, eram necessárias ações coordenadas e universais para reprimir seu uso.

O tempo passou, a guerra às drogas foi dando errado e atualmente está perdendo forças em todo o mundo. Então vamos a lista de países que é legal ou tolerado fumar maconha. Prepare as malas, acenda um baseado e boa viagem.

Argentina

argentina-paises-maconha-legal

A Argentina tem uma política amigável, “cada um na sua” com a maconha. Desde 2009 vigora uma lei que descriminalizou o uso de maconha, no entanto, você não pode vender, transportar ou cultivar, mas fumar um baseado na privacidade da sua casa é totalmente aceito.

Austrália

australia-paises-maconha-legal

Muito parecido com os EUA, a Austrália descriminalizou a maconha em alguns estados, mas optou por mantê-la ilegal em outros.

Bangladesh

bangladesh-paises-maconha-legal

O consumo de ópio e maconha é tradicional em Bangladesh. Não existem leis locais relativas à maconha, apenas alguns tratados internacionais, que não querem dizer muita coisa. É totalmente sossegado. Não é uma preocupação da polícia.

Bélgica

belgica-paises-maconha-legal

Só é permitido cultivar uma única planta fêmea e nada mais. A posse é ilegal. Assim fica difícil acabar com o tráfico Bélgica! Mas já estão melhores que o Brasil…

Camboja

camboja-paises-maconha-legal

O uso de maconha é bastante comum entre as pessoas e estrangeiros. Há ainda locais amigáveis a usuários como restaurantes em Phnom Penh, Siem Reap e Sihanoukville, que oferecem alimentos preparados com sumaconha.

Canadá

canada-paises-maconha-legal

Você pode fumar tranquilamente andando na rua, sentado num banco de uma praça, apesar do uso recreativo ainda ser ilegal, o medicinal é legal e a polícia não se importa com os maconheiros, deixam que eles fumem em paz.

Chile

chile-paises-maconha-legal

É legal consumir maconha em casa e ter uma pequena quantidade para uso pessoal (5-10 gramas), e o uso medicinal também é permitido, mas é ilegal vender e comprar. Também é legal plantar em casa, contanto que seja para uso pessoal. Se você for pego pela polícia, eles irão apenas repreendê-lo, mas se você for pego comprando ou vendendo, a coisa fica séria pro seu lado.

Colômbia

colombia-paises-maconha-legal

A maconha é descriminalizada na Colômbia desde 1994, é permitida a posse de até 22 gramas. No entanto, se você for pego cultivando mais de 20 plantas, você certamente irá enfrentar os rigores da lei.

Coréia do Norte

coreiadonorte-paises-maconha-legal

Esse aqui é a supresa da lista, quem imaginaria que naquele país com uma ditadura tão rigorosa, fumar um baseado seria tão tranquilo? O país tem uma postura surpreendentemente liberal sobre a maconha. Você pode literalmente entrar em um supermercado e pegar um saco de maconha (se tiver) e, em seguida, fumá-lo todo e por um momento esquecer que está no país do Kim Jong-un.

Costa Rica

costarica-paises-maconha-legal

Uma política de descriminalização da posse vigora por todo o país, e não há nenhuma quantidade mínima ou máxima definida, ainda.

Croácia

croacia-paises-maconha-legal

Vender maconha na Croácia é crime e pode resultar em uma pena de três anos de detenção. Mas quem é pego com uma pequena quantidade, está sujeito a multa.

Equador

ecuador-paises-maconha-legal

Dez gramas é o limite legal no Equador, mas vender, cultivar ou transportar grandes quantidades, pode te colocar em sérios apuros.

Espanha

espanha-paises-maconha-legal

Apelidada de “Nova Amsterdam”, a Espanha possui cerca de 500 “clubes de maconha” e tornou totalmente legal o cultivo e consumo no conforto do seu lar.

Estônia

estonia-paises-maconha-legal

O limite de posse é de 7,5 gramas, se não respeitar, você pode acabar passando cinco anos na prisão.

Holanda

holanda-paises-maconha-legal

Totalmente liberado em áreas designadas para fumantes, como os famosos cofeeshops. Apesar de não ser legalizada, é amplamente tolerada em todas as formas de consumo.

Ilhas Maldivas

maldivas-paises-maconha-legal

Não existe legislação específica para a maconha. Supostamente é ilegal, mas todo mundo fuma sossegado. A polícia geralmente não incomoda turistas, mas é sempre bom ficar ligado e fumar em locais isolados. Ninguém vai para a cadeia, mas se você for pego terá sua erva confiscada.

Publicidade

Índia

india-paises-maconha-legal

Na teoria é ilegal, e a lei diz que você pode pegar de 6 meses a 2 anos de prisão, mas na prática ninguém liga, é raríssimo alguém ser preso. Mas se você for pego com maconha no aeroporto, certamente terá problemas.

Iraque

iraque-paises-maconha-legal

Não existem leis relativas ao consumo de maconha no Iraque. A maconha simplesmente não é um problema no Iraque.

Islândia

islandia-paises-maconha-legal

Fume em uma área privada e você não enfrentará problemas. Se for pego, uma pequena fiança é cobrada. Você não pode ser revistado pela polícia contra a sua vontade, a não ser que esteja sendo preso por algum crime.

Israel

israel-paises-maconha-legal

O uso medicinal é legalizado para algumas doenças, muitos estudos sobre maconha medicinal são de lá. É normal as pessoas fumarem em bares, na rua, em universidades, apesar de ser ilegal, é muito raro ser importunado pela polícia. Eles estão muito mais preocupados com terroristas. Mas se você for pego com uma quantidade maior do que a usada para consumo pessoal, poderá ter problemas.

Itália

italial-paises-maconha-legal

A posse para uso pessoal é um pequeno delito e você pode ter sua erva confiscada, a venda de produtos à base de maconha é punível com prisão. A maconha medicinal é estritamente regulada.

Jamaica

jamaical-paises-maconha-legal

Quem diria, o país do reggae só descriminalizou a maconha recentemente. A posse de até 57g deixou de ser crime, mas ainda pode ser punida com uma notificação. Os cidadãos podem cultivar até cinco plantas para fins religiosos.

México

mexico-paises-maconha-legal

O México legalizou a posse de até 5 gramas da erva, desde 2009.

Nepal

nepal-paises-maconha-legal

Oficialmente é ilegal, mas eles usam a planta há séculos, principalmente em rituais religiosos que envolvem uma bebida infundida, fumando as flores ou a resina (haxixe).

Paquistão

paquistao-paises-maconha-legal

O Paquistão é complicado, porque a “legalidade” baseia-se na preguiça da polícia local. É ilegal possuir maconha, mas é amplamente tolerado. O cultivo de maconha foi descriminalizado, o que explica as grandes plantações de cannabis crescendo livremente em todo o país.

Peru

peru-paises-maconha-legal

Você pode cultivar, pode dirigir fumando um,  pode fazer o que quiser com a maconha. Exceto vendê-la. Lembre-se disso.

Portugal

portugal-paises-maconha-legal

Portugal tornou-se o primeiro país do mundo a descriminalizar todas as drogas em 2001. A lei permite portar 25 gramas de maconha sem ser considerado um criminoso por isso.

República Tcheca

reptchecal-paises-maconha-legal

A posse de até 15 gramas para uso pessoal é descriminalizada, enquanto o uso medicinal com prescrição é legal e regulamentado desde 2013.

Rússia

russial-paises-maconha-legal

Claro que você pode fumar maconha na Rússia. Você só precisa ter uma balança de precisão em casa e se certificar que você não sairá de casa com mais de seis gramas, ou você vai se ver com o Putin!

Suíça

suica-paises-maconha-legal

A qualidade de vida não é a única coisa surpreendente na Suíça. Em um esforço para reduzir a compra ilegal, os suíços estão permitindo o cultivo de até quatro plantas de maconha por pessoa. As pessoas fumam em qualquer lugar, mas cuidado com a polícia nas ruas, se te pegarem com até 10g você será multado e ter sua erva confiscada. Portar acima de 10g é considerado tráfico.

Ucrânia

ucrania-paises-maconha-legal

É totalmente proibida a venda de maconha na Ucrânia. No entanto, possuir até cinco gramas ou dez plantas é absolutamente tranquilo.

Uruguai

uruguai-paises-maconha-legal

Existem 2 Uruguais, antes e depois do Mujica. Ele fez com que a maconha fosse completamente legalizada. Você só precisa ter mais de 18 anos para poder comprar.

Venezuela

venezuela-paises-maconha-legal

Você pode possuir até 20g de maconha. Não é permitido cultivar. Se for pego com mais de 20 gramas, você pode responder por tráfico e pegar até 20 anos de detenção.

 

Comments

comments

The following two tabs change content below.

Lombra Staff

O blog LOMBRA é dedicado a elevar a discussão em torno da cultura canábica.

Lombra Staff

O blog LOMBRA é dedicado a elevar a discussão em torno da cultura canábica.

20 comentários em “33 países onde a maconha é legalizada ou tolerada

  1. O fim do tráfico e a regulamentação das drogas pelo Estado
    O uso da maconha pode ter diversos fins: recreativos, medicinais, religiosos, culturais e outros que irão depender de cada pessoa. É fato sabido por todos que, na guerra do tráfico de drogas, quem mais morre são as pessoas da periferia. Gente humilde e sem muitas oportunidades, carentes da atenção especial do Poder Público, que pagam com suas vidas por causa da ignorância daqueles que insistem em marginalizar a erva. Os usuários também pagam seu preço por não terem em mãos um produto de boa qualidade. Por fim, o Estado desloca elevadas somas de recursos públicos e humanos para o combate do tráfico e de outros crimes que se relacionam com ele. Todos pagam seus preços, é verdade, mas ninguém paga um preço tão alto quanto o inocente. Este, quase sempre, é aquele morador de alguma comunidade carente que levou um tiro de bala perdida na guerra do tráfico ou teve sua liberdade de locomoção ameaçada por uma autoridade policial ou pelo traficante “das áreas”.

    View Comment
    1. vc so discorreu sobre a maconha. E as demais drogas como crack, cocaina, heroina etc? O Estado legalizando, acabara o trafico? Todos comprarao dos autorizdos somente? Nao havera mercado paralelo? Nao havera mais crimes para conseguir grana para a compra? E qto as demais drogas?

      View Comment
      1. Obviamente as demais drogas continuariam sendo vendidas ilegalmente….
        A questão não é o fim do tráfico !
        Mas sim o direito de escolher se quer ou não usar !
        sem sofrer nenhum risco em relação a polícia !
        Muita gente usa sem ser legal !
        Entao tanto faz ! Só iria gerar dinheiro pro país !
        Mas esse dinheiro já é gerado com farmácias..
        Entao a ideia sobre legalizar ou não legalizar vai da ideia de cada um!
        Nao consumo porém Não tenho nada contra !
        Cada um escolhe o que acha mas coerente pra si !

        View Comment
    1. Olá Diana. Qual parte você diz que é mentira? Porque de acordo com a lei nº 30/2000 e a Portaria nº 94/96, qualquer pessoa pode portar até 25g de maconha sem que esteja cometendo crime. Você vive em Portugal e pode nos dar algum relato?

      View Comment
      1. Em Portugal se fores apanhado com um “baseado” ou ate as 20/25g o único problema que tens é teres de te apresentar a um psicólogo e ser analisado o tempo que eles entenderem. Mas a parte de poderes ter tranquilamente é mentira, por meia grama chegam a levar te pra esquadra

        View Comment
  2. eu queria saber mais especificamente onde é permitido o cultivo… queria muito plantar, mas infelizmente aqui no BR é muito embaçado… alguém sabe se com a nova lei de descriminalização isso muda algo?

    View Comment
  3. No Brasil seria melhor liberar a Cannabis , pois há relatos que muitos viciados em coca e crack largaram esse vicio que degrada o ser humano, com a erva e retornaram a sua vida normal.

    View Comment
  4. mosso maconha é vida kkkkkkkkkkkkkk faço tudo depois de f1 estudo, trabalho, faço teatro sempre chapado da erva e adivinhem eu me dou muito bem em tudo o que faço. deveria legaliza a erva mas a marca da bancada evangelista na camera federal e no senado fode geral.

    View Comment
  5. Gostaria de informar que moro na Suíça e a informação está incompleta. Por aqui, as pessoas fumam em qualquer lugar, mas quando a polícia aparece é melhor sair, pois até 10g você recebe uma multa de 100 francos e confiscam a erva. Mais que 10g você é considerado traficante.

    View Comment
  6. Sou completamente a favor dá liberação de toda e qualquer droga, somente para maiores de 18 anos. Acredito que a maioria dos crimes decorrentes deles diminuiriam, principalmente as guerras das facções nas favelas. Bem como, o número de teus nos presídios cairiam mais de 30%.

    View Comment
  7. Estive em Amsterdam mes passado.
    Compra-se nos coffee shop legalizado e voce escolhe a que quer. Existem pequenos traficantes que vendem também outras drogas.
    Fumei la na rua na frente da policia e nem me olharam (policiamento forte). Fumei na porta do aeroporto e nada. Tem gente fumando para todo lado, mas se voce nao fuma tambem, nem percebe.
    Pode fumar maconha no coffee shop ou onde quiser na rua. MAS la nao pode bebida alcoolica na rua, e nem cigarro nos coffee shop.
    O que mais me surpreendeu foi que nao se ve ninguem caido na rua, badernando, som alto e zona.
    Ou la existem leis para vadiagem, ou o povo de la e realmente educado?
    Aqui no Brasil molecada faz questão de dar uma de jamaicano, malandro e fedido. Por isso esse preconceito acredito. No demais voce e uma pessoa de respeito aqui ate descobrir que voce fuma maconha.
    La também vendem cogumelos alucinógenos legalizados.

    View Comment
  8. Já vi um cara que usa óculos de grau e tem um pouco de miopia lei fuma a erva e imediatamente para de usar lei é um técnico de segurança de obra civil os cientistas acharam melhor não investigar porquê ele prefere sem óculos ja que não fumaram a erva pra saber porquê é nem como curar miopia mas maconha mesmo se legalizar legaliza-se como droga que legalizadas não é bom! Sim porque diminui 80% dos assassinatos e presos do brasil igual isso so jogo do Flamengo!!!

    View Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *