hempcrete-tijolo-de-maconha-01

Tijolo de maconha à prova de terremotos é a nova tendência na construção

Nem pense em incendiar a casa pra ficar lombrado que isso não vai dar certo. O Hempcrete (tijolo de maconha) tem um teor irrisório de THC e está revolucionando de maneira sustentável a construção civil.

O Hempcrete é feito a partir da mistura do núcleo lenhoso do caule da cannabis com um aglomerante a base de cal e cimento. O núcleo da cannabis tem um elevado teor de sílica, o que lhe permite ligar-se bem com o cal. Entre todas as fibras naturais, a do cânhamo é a única com essa propriedade. O resultado é um material de isolamento leve, pesando cerca de um sétimo ou um oitavo do peso do concreto.

Blocos de Hempcrete totalmente curados, flutuam em um balde de água. Não são usados como um elemento estrutural das construções, apenas como preenchimento isolante entre os elementos da armação. Todos os blocos são sustentados por armações internas. Edifícios com dez andares de altura foram construídos na Europa com o Hempcrete.

hempcrete-tijolo-de-maconha-02
Bernd Settnik- dpa/AP Images

Os tijolos de maconha são geralmente utilizados para construir paredes, em combinação com uma moldura estrutural de madeira, mas também podem ser usados para criar um isolamento na laje ou no telhado, permitindo que toda a estrutura térmica do imóvel possa ser construída a partir do Hempcrete.

Existem muitas vantagens nesse material que vem inovando o modo de construir casas e edifícios, além das que já foram citadas, é à prova de fogo, à prova de água e não apodrecem, desde que estejam acima do solo. O Hempcrete é muito mais versátil, fácil de trabalhar e flexível do que o concreto. Terremotos não podem quebrar essas estruturas que são três vezes mais resistentes que o concreto normal.

Publicidade

Ainda vai demorar um pouco até essa moda chegar aqui no Brasil, mas na Europa esse material já é utilizado desde o século VI. O Hempcrete foi descoberto em um suporte lateral de uma ponte na França, construída no século VI. Desde sua redescoberta, tem tido uma crescente utilização na Europa. Visto que sobreviveu 14 séculos, as pessoas acreditam que as construções de Hempcrete terão grande durabilidade.

 

 

 

Comments

comments

The following two tabs change content below.